Higiene e Segurança Alimentar - HACCP

O que é Higiene e Segurança Alimentar?

Entende-se por Higiene e Segurança Alimentar o conjunto de princípios, regras e procedimentos que visam garantir um elevado nível de proteção da saúde humana e dos interesses dos consumidores em relação aos géneros alimentícios, incluindo produtos tradicionais.

Todas as empresas do sector alimentar que se dediquem a qualquer fase da produção, transformação, armazenagem e/ou distribuição de géneros alimentícios, devem assegurar a segurança alimentar através da implementação de um Sistema de HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points) - Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.

 

Sistemas de Segurança Alimentar (HACCP)

O HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) é uma metodologia reconhecida internacionalmente que visa a identificação das etapas críticas onde podem ocorrer os perigos alimentares, bem como exercer sobre as mesmas um controlo efetivo. A implementação do HACCP dá resposta às Normas Gerais de Higiene Aplicadas aos Géneros Alimentícios descritas no CODEX ALIMENTARIUS, ao Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Abril de 2004 e demais legislação nacional e comunitária.

 

SMART HACCP

O SMART HACCP é um sistema de gestão de segurança alimentar, que íntegra de uma forma simples e elucidativa, todas as questões relacionadas com o Sistema de Segurança Alimentar HACCP, a sua implementação e os principais programas de pré-requisitos exigidos legalmente, incluindo a formação dos manipuladores em matéria de higiene alimentar, código de boas práticas, plano de limpeza, entre outros.

 

Auditorias ao Sistema de Segurança Alimentar (HACCP)

Qualquer Sistema de HACCP requer auditorias regulares que visam verificar o nível de concordância do sistema HACCP com os requisitos e princípios instituídos para a sua aplicação. Após a realização da auditoria é elaborado um relatório evidenciando as não conformidades detetadas, bem como as soluções possíveis para as mesmas.

 

Auditorias de levantamento de necessidades

Traduz-se numa auditoria que contempla as instalações e equipamentos e procedimentos alimentares, com o objetivo de verificar o nível de concordância deste com as exigências legais (nacionais e comunitárias). As auditorias são acompanhadas de um relatório, com parecer técnico, simples, sucinto e esclarecedor, onde são enunciadas todas as não conformidades detetadas.

 

Auditorias às instalações e equipamentos

É uma auditoria centrada nos aspetos legais a que as instalações e equipamentos devem obedecer. Após realização da auditoria será elaborado um relatório com parecer técnico, simples, sucinto e esclarecedor, onde são enunciadas todas as não conformidades detetadas.

 

Auditorias de acompanhamento aos procedimentos alimentares

É uma auditoria que relaciona os procedimentos levados a cabo na preparação dos alimentos com a legislação (nacional e comunitária) bem como com as recomendações dos códigos de boas práticas. Após a realização da auditoria será elaborado um relatório com parecer técnico, simples, sucinto e esclarecedor, onde são enunciadas todas as não conformidades detetadas.